Resenha: Estilhaça-me, Tahereh Mafi

12 outubro 2017

Resenha de Livro

Por Elaine Moreira

Conhece X-Men?
Eu conheço e adoro, era viciada nos desenhos que passavam (e repetiam e eu nem me importava) no SBT ao meio dia. Falo no passado porque agora não consigo mais acompanhar… Masss o fato é, que quando eu comprei o primeiro volume da saga Estilhaça-me eu não sabia que a personagem principal era inspirada na Vampira, a minha X favorita (junto com o Wolverine e a X23). Resumo da ópera: Amei o livro!
estilhaça-me01

Estilhaça-me, Tahereh Mafi

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
Edição: 2
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2014
Páginas: 304
Tradutor: Robson Falchetti Peixoto

 Mas voltemos, pois se esse não foi o motivo da compra, o que foi então?
Olha. Nem eu sei.
Acho que foi o fato desse livro ter estado na livraria por tanto tempo esperando, esperando e eu ter um fraco por livros abandonados nas livrarias.

A capa, meio prateada, com uma moça de face misteriosa e vestido branco não é lá muito atrativa. Parece desses livrinhos bobinhos água com açúcar. Nada contra os livros bobinhos água com açúcar (eu os adoro tb) mas esse livro é muito mais!
E eu fico pensando que teria perdido todo esse universo incrível que a Tahereh Mafi criou para a Juliette simplesmente por não estar procurando um livro bobinho água com açúcar naquele momento.
estilhaça-me02
Mas o fato é que graças ao meu instinto protetor com relação aos livros eu o escolhi (ou ele me escolheu) e eu o levei para casa.
Desde as primeiras páginas eu percebi que aquele livro tinha algo de diferente. Algo desafiador, inovador.

Juliette é uma adolescente diferente. Tem uma pele mortal, que “suga” a vida de quem a toca. Por isso foi abandonada pelos pais, trancada em um manicômio e acumula traumas.
Até que um dia… Um garoto é colocado na mesma cela que ela.
Nesse momento começam as batalhas internas de Juliette e a inovação na narrativa de Tahereh. Juliette pensa e “edita” seus pensamentos. É como se estivéssemos acompanhando alguém com dupla personalidade. Mas não. Trata-se apenas de alguém que já foi tão machucado que não pode confiar nem nos próprios pensamentos. E isso é lindo! E doloroso.

Um processo em que cada palavra foi escolhida para mostrar o terror e o desconforto de Juliete, pois o que ela mais teme é a sí mesma. O que pode fazer, o que não pode controlar.
Tão bonito quanto isso, ainda são as descrições de Juliette sobre suas novas sensações e descobertas, pois quando é retirada de sua cela, ela divide-se entre curiosidade e medo das novas sensações, gostos, toques.
Um futuro pós-apocalíptico, distópico com várias referências à Segunda Guerra Mundial, em que é óbvio, a querem usar como arma.
Romance, drama e uma narrativa fantástica se misturam nessa história, que mostra a essência do ser humano. Ora cruel e egoísta, ora protetor e capaz de sacrifícios indizíveis.
Juliette não quer ser um objeto. Não quer mais ser usada. E acima de tudo, não quer ferir!
Uma saga pouco conhecida e que começa de forma magistral.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

12 comentários :

  1. Olá Elaine, tudo bem?
    E se conheço kkk meus xs favoritos são a Jean Grey e o Scott <3
    Woww não li esse livro e confesso que se vi em algum lugar passou batido porque não lembro de te-lo visto antes. Confesso que sua resenha me deixou curiosa, além a inspiração nos x-mens curti o fato de ser uma fantasia e drama.
    Amei a sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário de você, acho essa capa linda e bem atrativa! Li o livro assim que foi lançado e conheci a autora, que é super simpática. Adorei, também achei a narrativa fantástica, mas não li o restante da série ainda, porque acho que termina de um jeito que não vou gostar só pelo que ouvi a Tahereh dizer.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa série nunca me atraiu mas lendo seus motivos acabei ficando curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elaine, tudo bem?

    Já conheço este livro, mas nunca o li. Antes tinha muita vontade de comprá-lo, mas depois foi passando essa vontade. Ainda tenho curiosidade, mas não tenho pressa. Vou tentar ler no próximo ano, ou assim que surgir uma oportunidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Nossa o fato de você gostar do livro foi o mesmo que me fez achar ele bem fraco. Como conheço X-men achei que no final a autora meio que quis bolar uma coisa em cima de algo que existe e ficou fraco, na minha opinião. Infelizmente para mim não funcionou.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já vi essa capa e eu não leio sinopse, mas ele não é atrativo para mim e não chama a minha atenção. Mais vou tentar reconsidera pois sua resenha chamou a atenção

    ResponderExcluir
  7. Eu já adorei esta capa! EM relação a trilogia, eu gostei muito, tive o prazer de ler inteira. Se gostou deste primeiro, siga lendo os outros, as coisas esquentam bem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Hey,
    Li esse livro quando foi lançado, em 2014 e amei de todo meu coração, mas, advinha? Enrolei pra ler a continuação, que li apenas esse no, se não me engano. Amei suas impressões, que me fizeram matar a saudade desses personagens.
    Sabe que até ler sua resenha não tinha parado para pensar em xMen e esse livro rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro e já vi várias críticas, tanto positivas quanto negativas. Mas no momento ainda não me despertou a atenção, quem sabe no futuro?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oie
    ja vi muitos comentários sobre a série no geral e nunca me senti muito atraída pela leitura mas ainda assim gostei bastante da dica e do que vc escreveu sobre, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro que sempre via esse livro na submarino, mas nunca tive muita vontade de ler. A capa não me atrai muito. Achei engraçado vc ter esse fraco por livros "abandonados" haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Eu li até o segundo e ainda pretendo ler o último para saber como acaba essa batalha da Juliette. Eu particularmente amei a história desenvolvida e só não continuei por outras prioridades mesmo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir