{Vídeo}: Gêneros Literários–Romance Histórico

22 janeiro 2018

romance histporico
Oi amores tudo bem?
Hoje trouxe para vocês a primeira parte da série de livros sobre Gêneros Literários. Resolvi começar pelo Romance por ser um gênero que tem um leque bem extenso de sub-gêneros. E claro começando pelo meu preferido – Romance Histórico.
Quando a gente fala de romance nos dias de hoje, automaticamente lembramos de algum livro com uma histórica romântica, porém esquecemos que todo livro de ficção é um romance, mas entra ano e sai ano, sempre tem uma novidade, um gênero que está em alta, um livro que está em alta.
O Romance Histórico nada mais é que um livro que usa um fato histórico, personagens reais, onde o autor cria uma ficção e junta com os fatos históricos apresentados e isso precisa ter grande coerência. No vídeo explico para vocês um pouco do gênero e também citou três exemplos bem legais de romances históricos.
Espero que gostem!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

19 comentários :

  1. Saudações literárias! Tudo bem com você? Adorei seu vídeo, estou naquela vibe de romance históricos, metas para 2018 é ler esse gênero. Já quero deixar minha sugestão para seu próximo vídeo, falar sobre terror. Que tal? Já vou assinar seu canal e te seguir nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de texto Helana, vou te falar que tenho um pouco de receio de ler romance de época, pois ano passado não gostei muito dos livros que li, adoro seus vídeos, você sempre é tão meiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei a iniciativa de falar sobre livros de gêneros literários variados, possuo um projeto parecido que estou organizando. Quando ao romance histórico, não costumo ler muito, é difícil algum que realmente me atraia.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem Helana?
    Eu achei interessante os livros, o seu vídeo ficou bom, mas eu vejo esses livros mais como romances de época, como romance histórico vejo mais os livros do Bernard Cornwell, Conn Iggulden, Steven Pressfield e outros. Gostei da sua publicação, vou indicar esses livros para as meninas do blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe dois tipos de romances históricos, um que se aprofunda mais na parte histórica em si, Ken Follett por exemplo fez isso bem em Pilares da Terra. E o romance histórico onde o autor usa de uma boa parte de ficção para se juntar as fatos históricos abordados.
      Lucinda Riley é um dos melhores exemplos disso.

      Agora romance de época é totalmente diferente, embora muita gente assim como você confunde ambos, já que o romance de época por ser passado em determinando período usa sutilmente um pouco de história para não deixar o livro perdido. Porém o romance de época, não aborda fatos históricos e sim a só a parte de ficção de um casal apaixonado por exemplo.
      Se você ler ambos vai ver a diferença é bem grande.

      Excluir
  5. Olá! Adorei seu post! Recentemente fiz também uma postagem falando sobre romances históricos, falando da diferença entre romance histórico e romance de época. Sou viciada nesse gênero, é na verdade o meu favorito!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana!
    Amo romances!!! E amo romances históricos. <3
    Dos livros que você apresentou eu só não li O Bangalô. Li outro livro da autora e não teve como não comparar com a escrita da Lucinda.
    E já que falei dela...Lucinda é maravilhooooosa, amo os livros dela (principalmente o A Luz Através das Janela que me arrancou lágrimas) e ela mescla muito bem os fatos históricos à sua trama. Arrasa demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena! :D
    Acredita que antes eu tinha um forte preconceito literário com romances de epoca?!Hoje não vivo sem! rs'
    Amo a Julia Quiin, ela me conquistou e me apresentou os romances de época <3

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Helana, achei muito bom seu vídeo, não só por falar de um gênero que eu adoro, mas principalmente por muita gente confundir romance histórico com romance de época. Aliás, amo os dois tipos :)
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei muito legal sua ideia de falar sobre os gêneros literários. Muito bom para entenderem um pouco sobre o que é romance e romance histórico. Gostei muito das suas indicações, já li Senhora mas faz muito tempo e quero reler.

    ResponderExcluir
  10. Olá! É bem legal saber mais sobre sub gêneros literários, eu sempre fico meio perdida haha eu gosto tanto quando os autores mesclam historia real com ficção e nem de longe eu iria imaginar que isso seria um gênero ahah! bem legal as dicas de livros e seu vídeo ficou muito fofo <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  11. Já tentei bastante ler livros do gênero, mas ainda não consegui seguir adiante com nenhuma leitura ;s

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Adorei seu post. Eu adoro romances históricos, principalmente depois que descobri a diferença dele para o romance de época. Não tenho vontade de ler O bangalô mas fiquei bem interessada em AS sete irmãs.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  13. Olá Helana!
    Adorei a ideia dos vídeos, acho que eles vão ajudar muitos leitores a se localizarem melhor! Eu sou apaixonada por romance histórico, gosto muito, principalmente, dos que tem como plano de fundo a segunda Guerra Mundial. Já li O Bangalô e amei a leitura, e estou louca para ler esse livro da Lucinda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que eu tenho gostado mais dos romances de época do que dos romances históricos em si. No entanto, tenho muita curiosidade de ler As sete irmãs, parece ser uma leitura incrível.
    Adorei o vídeo e achei bastante explicativo. Se quiser uma sugestão, acho que seria legal um vídeo explicando a diferença entre Young Adult e New Adult, que muitas pessoas confundem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Helana!

    Adorei a coluna! É ótimo que você tente trazer essas diferenças entre os tipos de gênero. Algumas coisas são bem claras para mim porque sou bem curiosa e sempre acabo pesquisando as coisas, então nunca confundi romance histórico com nenhum outro subgênero literário do próprio romance.

    Eu comecei a fazer posts assim na página do PL, mas parei e pretendo retomar este ano porque ajuda muita gente que ainda possa ter alguma dúvida.

    Beijinhos
    https://nastuaspaginas.blogspot.com.br/2018/02/resenha-crenshaw-fome-da-imaginacao-da.html

    ResponderExcluir
  16. Olá! Ainda não li tanto de Romance Histórico, mas seu vídeo me fez querer ler mais e eu adorei as explicações que cê deu acerca do gênero. Tenho um livro da Lucinda Riley, espero conhecer sua escrita em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    romance realmente tem muitos gêneros e adorei o seu vídeo trazer isso e especificar tão bem, eu mesma gosto de uns gêneros e outros não, como por exemplo romance de época ou hot que não sou muito chegada, mas curto algo mais drama e forte

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Helana, adorei seu vídeo. Sim, as pessoas só entendem romance como história de amor mesmo. Eu adoro romance histórico e todo mundo acha que eu gosto de romance de época, fico doida por não entenderem que não estou falando da mesma coisa... Hahaha... Você indicou autores ótimos, amo principalmente a Sarah Jio. <3

    ResponderExcluir