Crônicas e Desabafos: Minha experiência na Feira do Livro

20 outubro 2017

crônicas e desabafos
Oi gente tudo bem?
Hoje vou contar para vocês, como foi palestrar na Feira do Livro, a primeira vez que subi sozinha num palco e falei para um monte de gente, basicamente foi isso hehehehe.
04 de outubro - Bate-papo literário - Helana O'hara | Foto: Tamires de Lara
Confesso que fiquei honrada com o convide da palestra. Quando Ângela e Valeska me chamaram para conversar sobre a Feira não fazia ideia que seria isso.
Eu aceita na hora e já no mesmo dia comecei a montar um projeto para o que era para ser um Guia Literário.
A ideia era fazer uma conversa com no máximo 40 pessoas, onde o bate-papo poderia rolar solto e dar dicas de leitura.
Porém, não aconteceu como eu gostaria.Minhas palestras ficaram no palco principal e eu por algum motivo não tinha me tocado antes que seria aberto ao público – foi inocência de minha parte, veja só, de alguém que já tinha trabalhado na Feira, isso nem deveria ter acontecido.
A primeira palestra, quase morri de tanta ansiedade, lembro-me que Raquel vou me me desejar boa sorte e eu quase chorei, não consegui nem olhar para ela.


Mas sabe de uma coisa? Apesar de todo nervosismo que existia em mim, tudo deu certo, pelo simples fato da preparação que fiz durante três semanas para isso. Diariamente eu ensaiava em voz alta o que iria dizer e lógico que na hora é tudo diferente e mudanças aconteceram, mas foi legal! Eu estava preparada, sabia o que eu dizer então por qual motivo iria dar problemas? Nenhum.


05 de outubro - Bate-papo literário - Helana O'hara | Foto: Tamires de Lara
Até foto com alunos tirei e tive o prazer de ser convidada para conversar sobre literatura em algumas escolas! Fiquei animadíssima com os convites. Tenho desenvolvido algumas discussões para as escolas juntamente com os professores. Uma delas me disse que gostaria de trabalhar Sidney Sheldon em suas aulas, então estou desenvolvendo algo específico para conversar com aquela turma.
Apesar das minhas palestras não terem saído como eu gostaria, que seria pouca gente, funcionou de qualquer forma! Notei que quando terminava, algumas pessoas me abordavam pediam informações sobre livros e se eu iria até a escola deles! O resultado no final das contas foi o mesmo que eu tinha em mente!
04 de outubro - Bate-papo literário - Helana O'hara | Foto: Tamires de Lara
Este ano, além de palestrar tive o prazer de participar de algumas reuniões da Feira, tive um envolvimento maior e que foi bem gratificante para mim, no ano de 2016 fui convidada apenas para trabalhar nos dias recorrentes a feira, confesso que tinha me sentido deslocada.
Porém em 2017, tudo era novo, e a equipe funcionou melhor. Além das palestras que dei, quatro no total, ajudei na produção, fiquei no palco principal dando auxilio quando necessário, e também dei uma mão na recepção, já que ano passado foi minha função.  E para 2018 se precisar de ajuda, estamos ai para qualquer coisa!!!!!!!
Só tenho que agradecer a Valeska, a Ângela pela oportunidade.
E claro, se precisarem de mim para mais reuniões, conversar sobre a Feira e dar sugestões, estou a disposição da Fundação Cultural e também da Feira do Livro. Meus horários são flexíveis e posso ajudar no que for!
Fica meu agradecimento especial a Elaine que me deu uma força danada, a Sidi e a Nair que super me apoiaram nas palestras.
Obrigada ♥
002
As fotos foram tiradas pela Tamires de Lara (exceto da Equipe toda e a do meu crachá hehehehe), uma profissional excelente que ajudou o Tiago Amado com toda a cobertura do Evento, a correria foi grande para todos nós!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que acho um desafio e tanto!! Ainda bem que tudo correu beme que tiveste a a oportunidade de o fazer.

    Talvez por ficar muito nervoso a falar em publico (tal como tu), teria de trabalhar bem em casa também! :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Legal a feira ter atendido suas expectativas deu para ver que você se preparou bastante e rendeu frutos isso é o que importa né? Legal que a escola quer trabalhar os livros do Sidney eu amo esse autor. Muito sucesso!
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. que legal vc ter oportunidade de dar palestra na feira do livro pode ter certeza que as pessoas amam essas coisas, eu algum dia ainda pretendo ir em uma ♥ bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oii! Ai, deve ser uma coisa maravilhosa, que mistura nervoso com felicidade. Uma Feira é algo grande, palestra e organização deve dar trabalho. Eu mediei um bate papo pela primeira vez e a ansiedade era tamanha, que no dia esqueci tudo. Ficava "o que eu falo, o que eu faço?" Haha
    Parabéns por essa oportunidade mágica. Que seja a primeira de muitas. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que legal saber como foi sua experiência. Deve ter sido muito gratificante mesmo.
    É normal ficar nervosa, ainda mais que o público foi maior do que você esperava, mas o importante é que deu tudo certo. Você se preparou bastante e é isso que conta para a apresentação.
    Parabéns pela experiência e pelos convites que recebeu das escolas. Tenho certeza que serão mais momentos especiais para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. As coisas sempre terminma bem quando fazemos com o coração. Tenho certeza que você é uma pessoa maravilhosa e deu o seu melhor na palestra e por isso tudo saiu perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana,, que legal! Imagino o nervosismo que passou, eu não sei se encararia falar para um público tão grande, mesmo estando bem preparada. adorei a ideia da professora sobre o Sidney Sheldon, adoro este autor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!Tudo bem?
    Só de pensar em estar a frente de várias pessoas me de um nervoso.Sou muito tímida,então eu ia morrer de vergonha.
    Mas parabéns!Pelo que você escreveu se saiu muito bem e cativou o pessoal.
    Quem em 2018 você possa voltar melhor ainda.
    Bjz

    ResponderExcluir