Livro&Filme: Duff, Kody Keplinger

27 março 2017


Oi gente tudo bem?
Muitos muitos séculos que não escrevo uma coluna de Livro e Filme no blog. Vamos tirar o atrasado com DUFF, pois preciso falar para vocês desse livro forte e sensível (sim tudo junto).
Primeiramente vou falar um pouco do livro e depois do filme, valeu?
Duff04

Duff

A Maioria Das Pessoas Faria De Tudo Para Evitar

Kody Keplinger
Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo.
Edição: 1
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525060631
Ano: 2016
Páginas: 328
Esse é o primeiro livro da Globo Alt que leio, Duff não é um livro grosso, tem cerca de 330 páginas com 27 capítulos bem curtos. A diagramação é simples e a capa é roxa, o que aliás adoro a capa desse livro, pois foi toda desenhada.


Bianca Piper é uma adolescente típica do ensino médio, tem suas paranoías, seus problemas familiares, mas uma coisa diferente, ela tem Wesley, um garoto bonitão e esnobe que diz que ela é a DUFF de suas amigas, aquele tipo de amiga que os caras procuram para obter informações, ~a menos bonita delas~. E para piorar um pouco a situação Bianca se acha feia. Jessica e Casey são sua melhores amigas, são divertidas, se vestem bem e são lindas demais.
Bianca esta cheia de problemas com seus pais, e para sair um pouco da tensão que tem em casa, o único modo de ficar anestesiada é ir para os braços de Wesley as escondidas. Beija-lo e ficar com ele por algum tempo fazem com que ela não pense em seus problemas. Um relacionamento viciante e doentio para ambos, sendo que ela odeia Wesley e ele fica chamando Bianca de Duff o tempo todo…
Conheci o livro bem depois de assistir o filme DUFF que alias foi lançado no Brasil em 2015, e o livro chegou só em 2016. É um livro difícil de descrever, principalmente por relatar o quanto é complexo a mente humana.
Kody retratou um problema bem sério entre jovens do Mundo todo, ser aceito em uma sociedade custe o que custar e o mais triste ser rotulado por você ser “diferente” dos demais.
Duff é um livro com narrativa leve, fácil compreensão, personagens carismáticos, sim, todos eles são. Mas a história de Duff tem um fundo bem verdadeiro e triste, é exatamente isso que nos faz pensar, vale a pena rotular as pessoas?
Sabemos que não vale, mas fazemos até quando somos adultos.
Duff02

Bianca é uma personagens que poderia ser qualquer menina do ensino médio que passa por problemas,  tem seu emocional abalado e não sabe o que fazer com isso.
Aos poucos a história também vai moldando suas melhores amiga, principalmente Casey, mostrando que as meninas tem um carinho muito grande por Bianca, gostam dela, se preocupam com ela. Clichê? Sim. Mas tanto Jessica quanto Casey foram bem escritas e cumprem o papel dado a elas.
Apesar dela estar vivendo um furacão, Bianca é forte, decidida e aos poucos começa a ser dar conta que DUFF somos todos nós.
Se vale a pena ler? Muito. Um livro forte, que nem sua protagonista.

- O FILME.

DUFF
A jovem Bianca (Mae Whitman) descobre um dia que foi escolhidas pelas amigas de colégio como uma DUFF (Designated Ugly Fat Friend), ou seja uma amiga feia para que elas se pareçam ainda mais bonitas em comparação. Revoltada, Bianca pede a um atleta popular da escola para ajudá-la a melhorar o seu visual.
Elenco: Mae Whitman, Robbie Amell, Bella Thorne, Bianca A. Santos, Skyler Samuels.
Ano: 2015.
Antes de mais nada vamos começar falando que DUFF não é uma adaptação e sim um filme baseado na obra Duff, o que dá o direito de mudar o que bem desejar e foi isso que aconteceu.
No filme, somos apresentados a Bianca a Duff da história, Jess&Casey as melhores amigas gatas, Wesley  o cara sem noção e Madison a patricinha badgirl.
Temos aqui exatamente aqueles clichês de filmes adolescentes que… SIM NÓS AMAMOS. Mas esse filme tem um bom diferencial, ele conseguiu pegar exatamente o conceito da obra, o que seria a DUFF e todo o o esteriótipo que adolescentes vivem para serem aceitos.

Bianca é super inteligente, melhor aluna da classe, uma boa amiga, gosta de filmes cults, mas de acordo com as outras pessoas ela não existe e Wesley depois de falar a ela que é DUFF, Bianca coloca na cabeça que isso é culpa de suas amigas, ela se vê cega com o que acontece ao seu redor. Para mim, uma das melhores cenas do filme é quando ela coloca isso na cabeça. E para tentar mudar isso, ela teve a brilhante ideia de pedir ajudar a Wesley para ~reverter sua DUFF~.
Dai o filme começa a ter sacadas bem engraçadas.
Apesar do filme ser bem diferente do livro, ele tem seu valor. O filme contou com atores já experientes para todos os personagens, a nossa protagonista dá um show o o filme todo. Honestamente amei a Bianca do filme.
Duff é um filme adolescente, com uma moral de história muito boa, tem, seus clichês como qualquer filme teen, mas a história contata tem um fundo de verdade muito bom!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

12 comentários :

  1. Adorei o post Lana! Demais!
    Sempre gostei de ler o livro e depois assistir ao filme pra fazer essas comparações.
    Fiquei curiosa pra ler o livro e ver o filme. *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Helana, tudo bem?

    Não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda e pra falar a verdade sempre torci o nariz para ele, mas como foi bom ler a sua resenha e ver que estava errado, gostei de saber dos assuntos abordados e que a leitura vale muito a pena, ainda mais nos tempos de hoje que os adolescentes as vezes comentem erros para serem aceitos, em relação ao filme também não assistiria se não tivesse lido sua resenha, agora tanto o filme quanto o livro vão para a minha lista...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Não conhecia a história do filme nem do livro! Parece ser muito emocionante!! Como não tenho previsão de quando poderei ler, tentarei assistir o filme quando tiver tempo. Adorei o trailler!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia ainda as histórias do livro, nem do filme!
    A do livro me cativou mais, por parecer um poucos mais dramático, apesar de parecer voltado ao público adolescente. Já o filme, me parece seguir o caminho de filmes como "Ela é demais", mesmo q com motivações diferentes dá personagens masculinos para ajudar na transformação dá principal!

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem?
    Esse é um livro que realmente não tenho tanta interesse em realizar a leitura assim, mas fico feliz que tenha trazido a resenha para nós, suas fotos ficaram lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro nem o filme, mas fiquei curiosa. O livro parece bem interessante, com um história importante. O filme parece muito engraçado. Acredito que iria gostar mais do livro, ainda mais com tantas diferenças, mas o filme parece uma boa pedida para relaxar. Muito legal sua coluna.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu adoro essa história, me arrependo muito de ter assistido ao filme antes de ler ao livro.
    Tenho muita vontade de ler, mas vou esperar a história sumir um pouco da minha cabeça para dar inicio ao livro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Só assisti o filme é amei, dei muita risada e gostei do romance .
    Mesmo sendo um final que eu já imaginava eu amei. Quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Helana.

    Achei bem interessante sua resenha mostrando a diferença do livro com o filme. Já havia assistido o filme e conhecendo sua opinião, acho que vou agradar bastante do livro, mesmo sendo focado para o publico jovem. Não será uma leitura de imediato, mas parecendo uma oportunidade vou querer conferir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana, a primeira vez que ouvi sobre o livro, foi por conta do filme, que aliás não me interessou em momento algum. O livro mesmo só fui conhecer em um evento da editora. O livro está em modo de espera, pois em um momento tenho curiosidade e no momento seguinte desisto. Achei legal você explicar que o filme é apenas baseado no livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li o livro mas gostei muito do filme. Gostei muito da sua resenha, ficou claro as diferenças entre ambos e espero ler o livro em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu sou doida para ler o livro e ver o filme ♥ lembro de já ter encontrado algumas resenhas a respeito do livro (e várias mencionavam também o filme), e todo mundo falou tão bem que eu estou muito curiosa. Parece ser uma obra bem sensível e emocionante, e também forte, como você disse lá em cima.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir