Resenha: Eleanor&Park, Rainbow Rowell

21 fevereiro 2017


Resenha de Livro
Por Elaine Moreira
Esses dias eu estava no elevador do meu prédio, esperando chegar no meu andar, pensando sobre como eu iria descrever Eleanor & Park para vocês.
Para quem acompanha o meu canal, eu viu um vídeo falando sobre o livro, deixando claro o quanto eu havia amado a leitura.
Bem, lá no elevador eu encontrei a palavra que poderia definir Eleanor & Park: Contrastes.
eleanor e park_05

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira
Trata-se de uma história de amor. Mas não é só de amor.
Trata da realidade de uma forma crua e cruel. Mas também traz uma fantasia, uma beleza, que já não se encontra mais (pelo menos não facilmente)  É uma história antiga e atual.
Eleanor é medo.
Park é aceitação.



eleanor e park_03 A coisa que eu mais queria enquanto estava lendo era viver uma história linda assim, sem viver uma história sofrida assim.
Outra coisa que me chamou a atenção nessa leitura e que me fez amá-los ainda mais é a forma como os dois se compreendem e coexistem.
Diferente de outros romances em que um fica de mimimi pra cá, ou outro de mimimi pra lá, os dois se querem e ponto. Existem inseguranças sim. Mas nada que abale a nossa certeza de que o amor está alí, firme e forte.

Agora o que está para além da bolha mágica E&P? Pobreza, bullying, violência familiar.
Mas o amor está lá e a beleza disso é inegável.
Chorei, sorri, me encantei. E fico com aquela sensação de que todo mundo deveria ser essa obra prima.
eleanor e park_04Além disso, a narrativa é de uma poeticidade e simplicidade incrível. A autora não mente pra gente, ela descreve as coisas de um jeito verdadeiro e até ingênuo.
No começo o Park tinha vergonha de ser visto com a Eleanor, de atrair para ele os ataques de bullying que ela sofria. Mas chega um ponto em que nada mais importa, a não ser estar perto dela.
Já ela, desconfiada, fica se perguntando o que aquele garoto espera dela, entre confiar e se proteger, ela não escolhe o caminho mais fácil.

E por todos esses motivos este foi, sem sombra de dúvida uma das minhas melhores leituras de 2016. Fica a dica galera!! 

A fanpage do Canal da Elaine: Beco da Leitura https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/


22 comentários :

  1. Olá,Elaine!
    Eu amei esse livro! Adorei mais por ser um romance geek com ótimas referências <3
    A escrita da Rainbow foi envolvente pra mim e a história conquistou mei coração. Não tem como se encantar com Eleanor & Park <3
    Adorei sua resenha e as fotos.

    Beijo. Beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou.. Sim esse é aquele tipo de livro que a gente termina e quer que o mundo conheça... kkk

      Obrigada!!

      Excluir
  2. Oi,

    Muito interessante ler uma história de amor que os dois querem e que o impedimento não é o outro. Gostei muito da resenha, me despertou a vontade de ler esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célia!! Obrigada!! Que bom que você ficou interessada e quando ler, volta pra contar pra gente o que achou :)

      Excluir
  3. Oi, Elaine!
    Esse livro divide muitas opiniões e por isso mesmo cheguei a tentar lê-lo uma vez, inclusive, mas acabei não me apegando muito à leitura e parei. Anos após seu lançamento, agora, mesmo com resenhas elogiosas e sinceras como a sua, ainda fico meio reticente de fazer a leitura justamente pelo sofrimento que faz parte do enredo por entre as turbulências do dia-a-dia que os personagens vivem. Confesso que leio mais jovens adultos clichês e leves para descontrair mesmo, ainda quem leia um ou outra drama sempre que possível para me emocionar mais. Não sei, realmente, se ainda sinto o mínimo interesse nessa leitura, mas só pelos seus comentários vou voltar a pensar com carinho em fazê-la ou não. Romances sem mimimi's assim, inclusive, como você citou, são mesmo difíceis de serem encontrados.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmmy!! Muito legal a sua colocação.. Porque é bem assim mesmo, tem livros que amo e que as outras pessoas não gostam, tem outros que eu não me apaguei e tem gente que classifica como o favorito da vida.. kkkk

      Mas sim! Se decidir retomar a leitura, prepare-se para sofrer... kkk É tenso mesmo, dolorido...

      E super te entendo sobre as leituras de distração... Foi assim que li 7 vezes Harry Potter :)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Tem um tempinho já que tenho super vontade de ler algo da Rainbow mas sempre fico dividida por causa das opiniões. Confesso que das histórias dela, a que mais me chama atenção é Fangirl, mas sua resenha me fez ver Eleanor & Park com novos olhos. Gostei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carool! Que legal!! Dela eu já li Anexos também, achei ótimo, não me conquistou tanto quanto Eleanor e Park, mas a narrativa continua sendo incrível!

      Excluir
  5. Oi, sinceramente essa foi a primeira resenha que me fez ficar com vontade de ler esse livro. Ja li várias e nenhuma despertou a minha vontade, mas depois de ler esse post,já anotei na minha lista. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho chato as pessoas terem vergonha de ficarem perto daqueles que são supostamente diferentes. O livro eu conheço, mas não cheguei a ler, coisa que aliás quero fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Sim.. essa é uma parte bem complicada do livro, em que a gente vê muito claramente esse "estranhamento".

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro. Eu adorei os personagens, o modo como a relação deles vai sendo construída e, principalmente, a forma sensível como a autora aborda assuntos tão sérios e difíceis. Então, nesse sentido eu concordo totalmente com você.
    No entanto, eu simplesmente odiei o final. E não pelo que acontece em si, mas pela forma como ele foi construído. Para mim, o comportamento da Eleanor foi egoísta e totalmente incompatível com o que ela foi o livro inteiro. Acho que a autora poderia ter feito um caminho um pouco diferente para chegar no mesmo final.
    Infelizmente, esse livro foi a minha decepção de 2016, mas adorei sua resenha e que bom que você gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria Luíza! Entendo a sua frustração. Tanto que quando eu terminei o livro, só fechei ele e fiquei chorando... Pensando em tudo...

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Owmm wu já li esse livro e ele é realmente um amor.
    Uma leitura leve cheia de ensinamento e reflexão.
    Deu até vontade de reler.
    Amei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Faby!! Obrigada e espero que você fique encantada com a leitura assim como eu fiquei!! :)

      Excluir
  9. Olá!!! Eu tenho visto alguns comentários positivos sobre o filme e parece realmente ser interessante. Já está anotado para minhas próximas leituras. Sucesso, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena!! Que legal guria!! Se gostar volta pra me contar o que achou :)

      Excluir
  10. Esse livro parece ser tão fofo <3
    ainda não tive a oportunidade de adquirir meu exemplar para ler, mas está na minha listinha (a meses)
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Sei bem como é a lista interminável dos desejados!! E sim.. ele é uma fofura só!

      Excluir
  11. Oie, Elaine!
    Eu quero muito ler Eleanor e Park, mas ainda não comprei. Eu sei, vergonhoso! Mas esse ano quero ler mais e quem sabe consiga tomar jeito e comprar ele. Eu sei que a história é linda e triste, mas não consigo deixar de querer amá-la e sofrer junto aos personagens!
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Anna!! Se tem uma coisa que aprendi é que nunca vamos dar conta de comprar tooodos os livros que queremos.. Aquela frase de a cada livro comprado, 10 entram na lista é totalmente verdadeiro!! Mas quando conseguir, leia sim e se prepare para sofrer. Pega o lencinho e uma barra de chocolate pra ajudar. :)

      Excluir