Opinião: Vamos Juntas? Babi Souza

05 novembro 2016


Oi amores tudo bem?
Vamos de opinião hoje? Porque será pequenininha, pois se trata de um livro pequenininho, porém cheio de informação.
Sempre tive vontade de ler Vamos Juntas? Sou curiosa e queria saber mais sobre o projeto da Babi Souza, acho ele legal, justo. E também sempre quis ler por se tratar de feminismo… Bem, não defendo o feminismo, tem muita coisa nele que discordo completamente, mas sempre tive curiosidade de saber mais sobre a opinião alheia.
Vamos a resenha?

Vamos juntas?

O guia da sororidade para todas

Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.Edição: 1Editora: Galera RecordISBN: 9788501107510Ano: 2016Páginas: 144

Vamos Juntas é um livro simpático, um livro rápido de ler com 124 páginas e alguns cards para você recordar, caso queira. Ele tem uma diagramação divertida que envolve o leitor junto na leitura.
E claro, um livro dinâmico, simples que fala com o leitor como se você estivesse conversando com alguém ao seu lado.

A ideia de Babi Souza com o projeto Vamos Juntas? é muito interessante, tudo começou por causa do medo de ir para casa sozinha durante a noite, a gente sabe que a noite a violência é maior, e junto com ela num ônibus outras mulheres estavam também. E Babi se deu conta que todas estavam indo para o melhor local, então porque não ir juntas? Toda a ideia surgiu de uma forma muito natural e tomou grandes proporções, página do Facebook que conseguiu milhares de seguidores, mulheres que compartilham suas histórias e que começam a ajudar uma a outra, durante o dia, durante a noite.O projeto Vamos Juntas é lindo, mas me incomoda quando começa a entrar demais no aspecto feminista e toda a marcha feminista, no qual discordo de muitos pontos.
Mulheres precisam lutar por D-I-R-E-I-T-O-S iguais aos dos homens, mas nunca podemos esquecer que somos diferentes deles. Exercer atividades semelhantes a deles é totalmente aceitável, mas até que ponto lutar para isso? Devemos ter consciência que nossa sociedade é uma bagunça sem tamanho, o machismo parece-me ter piorado com o passar dos anos fazendo com que a luta do feminismo tome medidas bem duras e vejo muitas mulheres se jogando no feminismo de uma forma meio insana.

E algumas coisas no livro foram bem insanas para mim.
Por exemplo? O que mais me incomodou foi comparações, usando até animações da Disney para mostrar onde chegamos no quesito que ~mulher é feliz só com um homem~ (acredito que para ser feliz não é necessário ninguém ao nosso lado, a felicidade está dentro da gente) acho que o feminismo foi um pouco além ai.

Acredito que Vamos Juntas? Poderia ser um livro mais interessante se  Babi explorasse muito mais o que é sororidade e o projeto em si, onde a experiência de outras mulheres fazem com o que livro e o projeto seja muito mais rico do que mostrar que nós mulheres podemos ser melhores que os homens, ou vice e versa.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

5 comentários :

  1. Que lindo! É muito bacana que tenhamos esse tipo de informação hoje em dia. Minha cunhada trabalha na revisão e tinha comentado que o livro estava para sair, tá muito bonito, adorei <33

    Sobre a questão das princesas... como eu não li não entendi muito bem e não sei como foi colocado.. rs. O que elas abordam ali não é o papel social, a influência dos filmes e desenhos "para meninas" que geram o papel social feminino como "boa esposa", "boa mãe", "mulher sempre educada e pronta pra casar"? Porque pelo projeto e pelo contexto da coisa, seria o coerente né?! Vou ter que ler mesmo! hahaha

    Beijo!!


    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio das princesas foi apenas um exemplo, achei ridículo isso ter sido abordado no livro. Mas é minha opinião.

      Excluir
  2. Oi!
    Fiquei bem empolgada com o lançamento desse livro pois acho o projeto Vamos Juntas sensacional e bastante necessário. Ainda não li o livro mas vi dezenas de resenhas positivas e fiquei bastante curiosa pra saber como ficou o resultado final. Pela sua resenha me pareceu que o livro poderia ter sido melhor e isso me deixou com um pé atrás sobre a forma como a autora abordou o assunto.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse livro é muito legal porque mostra relatos e situações que todas nós passamos. Tenho muita curiosidade em realizar essa leitura que parece ser muito especial para todas as mulheres.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Achei esse livro muito interessante Helena, uma forma simples de se comunicar e explanar a respeito da sororidade. Adorei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir