Mini-resenha: Mascarados.

09 janeiro 2015

Resenha de LivroOi gente tudo bem?
Fiquei devendo uma resenha para vocês, mas na verdade é que não faço ideia do que falar do livro, por isso enrolei tanto. Mas posso adiantar que foi uma das obras mais interessantes que li em 2014. Gostei muito.
Mascarados foi cedido pela Geração Editorial, é basicamente uma pesquisa de campo, fatos reais e muito bem escrito.
Mascarados_07

Mascarados - A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc

A verdadeira história de como e porque os black blocs invadiram as ruas e o que isso significa para o Brasil. Uma invasão inusitada surpreendeu São Paulo em junho de 2013: misturados aos ingênuos manifestantes que reclamavam de tarifas de transportes, mascarados quebravam portas de bancos e enfrentavam com violência a própria polícia. Quem eram eles?
"Mascarados - A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc" leva o leitor para dentro das manifestações que tiraram o sono das autoridades do Brasil. Além disso, desmistifica os (pre) conceitos que surgiram desde as primeiras cenas de violência. Preconceitos reforçados pelo noticiário quase sempre parcial e focado na espetacularização da notícia.
Com entrevistas de ativistas, realizadas no calor das manifestações, a pesquisadora, socióloga e professora da Unifesp Esther Solano Gallego entrou no mundo, na cabeça e no cotidiano dos jovens protagonistas das cenas de selvageria que assustaram a cidade. Desse contato merge a visão que os adeptos do Black Bloc têm de nosso país, da sociedade, das autoridades e de si mesmos. A pesquisa é reforçada pela narrativa do jornalista Bruno Paes Manso, que relata como passou a entender o raciocínio desse grupo ao longo da cobertura jornalística feita para o jornal "O Estado de S. Paulo". Na terceira e quarta partes, por meio de diferentes relatos dados ao jornalista Willian Novaes, o livro dá a palavra a adeptos da tática que mostram as origens distintas dos membros do Black Bloc e, também, o discurso convergente contra o sistema político-social vigente no país e a versão do coronel da PM que foi agredido pelos mascarados.
Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581302799
Ano: 2014
Páginas: 336


Mascarados_03Mascarados é um livro com uma ótima diagramação! É simples sem grandes detalhes, porém cheio de fotos, recortes de jornais, onde mostram um pouco mais do que foi o Black Bloc no Brasil.
É um livro relativamente fino.
Mascarados_08
Engana-se quem acha que Mascarados é um livro desses com uma história bonitinha. Não, ele é um livro que relata toda uma movimentação que começou em 2013 e chamou atenção não apenas da impressa, mas sim, de todos que viram de perto e até na televisão.
Esther saiu nas ruas e começou a ir atrás de adeptos do Black Bloc, a curiosidade dela foi muito além, ela queria ver com os olhos deles o que é toda essa movimentação e passar para as pessoas a visão deles sobre tudo isso. E no meio de toda aquela euforia, a jornalista se deparou com pessoas do bem, pessoas comum que tinham trabalhos normais mas que tinham um proposito semelhante.
Esther recolheu depoimentos interessantes sobre Black Bloc, não julgou ninguém se mostrou imparcial em todos os momentos e o mais legal ela se mostrou  a todo momento interessada sobre o que eles estavam fazendo.
Mascarados_5
O livro ainda mostra vários recortes de jornais sobre o assunto, textos de outros jornais a respeito. Uma mescla de várias opiniões que faz o leitor achar sua própria opinião.
Quando digo que foi um dos livros mais interessantes que li em 2014, foi sua narrativa, e o assunto que me prenderam. Diferente de um livro de ficção, Mascarados nos mostra uma realidade que ficou muito próxima da gente e o melhor aconteceu aqui no Brasil.
Com uma narrativa bem simples e dinâmica ótima, o leitor sente-se prendido no que é escrito no livro.
Vale muito a pena ler e saber mais um pouco do que é Black Bloc!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

10 comentários :

  1. Oi, Helana! Nossa, achei a premissa do livro bem bacana! Sempre ficava me perguntando sobre os Black Blocs, como e porque eles agiam daquela forma e tal... Acho que irei gostar desse livro! Já anotei o nome dele aqui! :) Ótima resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tony,
      poh, é um dos melhores livros que li até o momento.. Muito bom...Além de ser uma parte da história do País, vale a pena ♥

      Excluir
  2. Hey, Helena! Tudo bem?
    Muito legal a iniciativa de escrever um livro sobre os black blocs e suas filosofias. Este foi, com certeza, um tema muito polêmico sobre o qual tenho muita vontade de conhecer mais. Eu simplesmente amei o livro e necessito dele na minha estante hahah.
    Curti muito o blog e não pude de deixar de seguir, o conteúdo é fascinante!!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!
      Muito obrigada pelos elogios, vou visitar teu blog também.
      Então, vale pena ler Mascarados.... É parte da história do País e gente precisa saber um pouco mais!

      Excluir
  3. Oi, Helana, tudo bem?
    Nossa, realmente parece ser um livro bastante rico historicamente. Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre o que está por trás dos Black Blocs.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e fiquei muito interessada, justamente em conhecer "o outro lado" deste movimento de uma forma imparcial e verdadeira :)
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi bem imparcial. Acredito que os autores souberam de fato, mostrar o que é o movimento.

      Excluir
  5. que bacana, um livro com essa pegada deve agradar à muitos! é intrigante, é envolvente, é um daqueles que te fazem pensar, te pressionam a confrontar à midia, os seus ideais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que a gente acaba sabendo um pouco mais da história do País..

      Excluir