Crônicas&Desabafos: Desapego Literário

14 maio 2014

crônicas e desabafosOi gente tudo bem?
O post de hoje era para ser em vídeo, mas fiquei com vergonha de gravar um depois de um problema técnico.
Então vou escrever, afinal de contas, me dou melhor na escrita no que falando.

Crônicas&Desabafos de hoje é uma resposta sobre o vídeo super legal que a Alina do blog Livros y Viagens gravou. Ela fala sobre doações e desapego literário, porque é legal a gente fazer isso e ela pediu para as pessoas responderem, pois bem, estou aqui para fazer isso.
A palavra ostentação desde ano passado virou uma coisa rotineira. As pessoas gostam de mostrar tudo que tem, ou fazem, desde uma coisa estúpida, até algo inteligente. E com livro não foi diferente.
Já vi muitas fotos, muitas pessoas falando que compram isso, ou aquilo de livros só para falar que tem.
E ter livros para uns parece que acabou virando “ostentação”. Mas será que esta ostentação toda vale a pena?
desapegos literários_01   
Pois bem, eu sou totalmente a favor do desapego literário. (vão lendo o texto, logo menos vão saber o motivo da palavra “ostentação).
Antes de escrever a postagem eu contei meus livros, contei tudo, o que não gostei, o que gostei e o que nem li ainda, no total: 261 livros.
E posso dizer com total certeza que pelo menos 40 deles vão para um desapego.
Por quê?
Simples, foram livros que nem gostei tanto assim. Então faço doação deles e geralmente para biblioteca. Coloco para trocar no Skoob, dou de presente para alguém que sei que vai gostar de ler algo que eu não gostei.
O livro nada mais é que um contador de histórias. A graça dele é passar para várias pessoas, é passar na mão de pessoas diferentes. É o sentimento um sentimento diferente, a opinião diferente que vão ter depois de ler. A verdadeira graça.
Então dar de presente, emprestar, ou doar um livro que você nem gostou tanto assim não é deixar sua prateleira com um livro a menos, é fazer com que uma pessoa seja um bom leitor.
Ou seja, você está colaborando para que a leitura ganhe mais espaço.
Você sabia que para uma Biblioteca Pública comprar livros é bem complicado?
Pois é, a verba de cultura é divida com um montão de coisas culturais e muitas vezes a Biblioteca fica com um incentivo financeiro bem menor.
E você sabia que o desconto que uma Biblioteca Pública ganha na hora de comprar livros é tão pequeno que nem vale a pena?
Além do incentivo financeiro ser baixo, para a Biblioteca comprar livros novos, ás vezes nem vale a pena. Por isso que no geral elas precisam muito de doação de livros. Muitas delas se mantém apenas com doações. E a carência de livros novos é muito grande.
desapegos literários_02
Então pensa comigo. Você aí que adora ostentar os R$ 300,00 que gastou no Submarino com livros que não gosta, com livro que nem sabe se vai ler. Leva na Biblioteca mais perto de sua casa, não é dinheiro jogado fora, é incentivo de cultura para outras pessoas e na sua principalmente.
E lembre-se todos já usaram uma biblioteca um dia. E não é vergonha nenhuma você fazer carteirinha e vez e outra pegar um livro emprestado.
Se você aí, assim como eu, tem uns livros que não gostou, presenteie, doe para uma biblioteca, troque por outro livro. Já troquei muito livro particular no Skoob este ano e valeu a pena ♥ Até enviei um livro para uma menina sem precisar receber outro.
É uma colaboração enorme que a gente fez com a leitura no País. E o Brasil precisa muito disso ainda.

É isso, minha resposta! Quero saber sua opinião Tem livros para trocar? Vamos conversar?


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. você está dizendo que ficou com vergonha de gravar por causa daquela pata choca que andou falando coisas nada a ver para você? espero que não ok?
    apesar de ser bem ciumenta com meus livros, quando não gosto de um livro e não tenho a intenção de guardar ele para ler outra vez, eu dou ele. normalmente para a biblioteca publica aqui da minha cidade, que é bem precária :S
    ano passado eu até fiz um projeto com o interact aqui da minha cidade. a gente conseguiu doação de vários livros e entregamos para eles. o engraçado é que a bibliotecária achou super estranho este nosso ato e fez eu preencher uma folha com um monte de perguntas, onde eu tinha até que explicar o motivo da minha doação.
    na biblioteca daqui onde eu moro tem a coleção quase completa dos livros da Harlequin. como aqui onde eu moro não vende, e dificilmente eu compro eles pela internet, eu sempre pego lá para ler :D
    eu estou precisando reorganizar a minha estante. acho que vai ter bastante indo para outras mãos também. só e falta conseguir tempo para conseguir colocar tudo em ordem :P
    muito lindo da sua parte fazer isso e incentivar outras pessoas a fazer também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rayme, fiquei com vergonha por causa disso sim :/

      Eu lembro do seu projeto e achei tão interessante. Tu tem razão mesmo, se a gente acaba doando livro ás vezes eles acham estranho.
      Mas sabe? Se tivesse mais pessoas que tomasse atitudes assim, as pessoas não achariam estranho e iria até colaborar.

      Excluir
  2. Amei o post!
    Eu tento ao máximo desapegar, inclusive, estou há meses comprando poucos livros!
    Gostei da ideia de trocar livros, isso proporciona mais leitura ainda!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana, tudo bem?
    Primeiro quero dizer que o blog está lindo! Adorei o novo layout.
    Eu sempre penso em doar uns livros que tenho aqui e que tenho quase certeza de que nunca vou ler, mas simplesmente não consigo :( Não poe enquanto pelo menos.
    A questão é que eu me apego demais aos livros que recebo/compro/ganho, e emprestar já é difícil, fico pensando em doar.

    É uma coisa que ainda quero muito fazer!
    Quem sabe mais pra frente.

    Beijos,
    Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João tudo bem?
      Obrigada, gostei por demais do lay do blog.!

      Eu acho que você tem que se apegar apenas aquilo que você gosta. Livros tem histórias ♥ Merecem ser compartilhadas.
      Mas assim, você empresta?

      Excluir
  4. Amei seu post viu?? Dei varios livros meus pois não tinha motivos para guardar...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Helana,

    Eu tenho um sério problemas, gosto demais de ter livros e pra mim é difícil esse desapego, mas não sabia desse problema da biblioteca pública, vou repensar melhor....parabéns pelo post....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir