Crônicas&Desabafos: Por que histórias policiais são tão atrativas?

28 novembro 2013

Oi amores tudo bem?
Faz um tempão que não escrevo um Crônicas&desabafos no blog. Por falta de assunto, é o motivo mais óbvio.
Hoje eu trouxe um tema que gosto muito: Livros Policiais.

Sempre quis falar sobre eles aqui no blog: Romance Policial, Policial, apenas, ou Thriller, como alguns são chamados. É um gênero literário que tem como característica em sua narrativa, crime, investigação e revelação do malfeitor. O foco do livro é todo voltado a descoberta do crime, seja por um policial, detetive ou amador que exige saber a verdade.
Quesito básico para um romance policial: medo, mistério, curiosidade, investigação, espanto. E ainda gosto de ressaltar uma pitada de humor. Afinal de contas tem que ter.
É um gênero que mostra ao leitor que nem todo crime é perfeito, todo crime deixa algo para trás.
No geral, os livros policias tem uma narrativa rápida, intensa, deixando o leitor curioso para chegar ao ponto final.
Romances policiais_01


Acredita-se que o gênero literário conhecido como romance policial começou em abril de 1841, nas colunas de um periódico da Filadélfia, com a publicação de The Murders in the Rue Morgue (Dois Crimes na Rua Morgue), de Edgar Allan Poe. Nos anos seguintes, mais duas histórias policiais do mesmo autor foram publicadas, The Mistery of Marie Roget (1842-1843) e The Purloined Letter (A Carta Roubada 1845).
Agatha Christieedgar allan poe
Séculos depois, anos depois, a narrativa mudou, a escrita mudou, mas a essência do mistério continua a mesma.
Você até pode não conhecer Edgar Allan Poe, mas certamente já se deparou com livros clássicos de Agatha Christie uma dama do mistério. Caio o Pano, ou então Assassinato no Expresso Oriente (gosto muito desde livro).
O sucesso dos livros de Agatha são tantos que uma série foi ao ar na televisão britânica em 1989 e ainda hoje passa. A série chama-se Agatha Christie's Poirot – relata os casos de seu melhor personagens o detetive Poirot.
Mas os bons livros policias não param apenas em Agatha. O gênero aguça quem é fã.
Histórias policias são atrativas porque prendem o leitor com uma mistura de curiosidade e intensidade, fazendo com que o leitor queira saber seu final rapidamente. São histórias cheias de nuances, bem pesquisadas.
Denis Lehane com seu excelente Sobre meninos e lobos, que inclusive teve uma ótima adaptação para os cinemas.
James Patterson que conseguiu com seu Alex Cross, abraçar os jovens que a cada dia tem amado mais ler romances policias. – Não posso falar muito sobre Patterson, pois li apenas um único livro dele e não gostei.
Jeff Lindsay que escreveu sobre o serial killer mais amado da televisão DEXTER. Seus livros infelizmente não foram muito bem traduzidos, mas as histórias de Dexter são boas.
E claro, não poderia deixar de citar meus três grandes amores, Harlan Coben, Alisson Brennan e Carlos Ruiz Zafón, que conquistaram perdidamente meu coração.
Coben tem uma narrativa frenética. Seus livros são inteligentes, seus personagens muito atrativos, muito carismáticos. Quem nunca quis um Myron ou um Win por perto? Apenas quem leu os livros sabem do que falo.
Romances Policiais
Harlan Coben mostrou que romances policias podem sim ter um pouco de humor, claro, o autor tem que saber medir corretamente. E ele sabe como ninguém fazer isso!
Agora Alisson Brennan me surpreendeu com seu “Se eu Morrer Antes de Você”, sabe quando você sente que autora estudou a fundo o que escreveu? Foi exatamente o que senti..

Deu para reparar que o gênero é meu queridinho.
Então, quero saber de vocês, gostam de romances policias? Qual o favorito de vocês?
top_01

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

16 comentários :

  1. Oi Helana!

    Adorei o tema, pois romance policial é meu estilo de leitura favorito! Desde que eu li Assassinato no Expresso Oriente, me apaixonei pelos romances policiais! Amo o Poirot, para mim ele é melhor detetive que existe, claro que Sherlock é demais, mas gosto do estilo do Poirot! Acredito que essa fisgada de misterio, seja o ponto fundamental para o sucesso do romance policial, afinal, todo leitor é curioso, e somado a narrativa intensa e emocionante, esses livros realmente são dez! Gosto também do Ricardo Ragazzo, que mostrou ser um autor ótimo para esse estilo, se um dia você puder ler A Garota das Cicatrizes de Fogo, acredito que você vai gostar!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy, tudo em?
      Já um livro do Ricardo, realmente é ótimo. Tenho 72 horas antes de morrer, é louco!
      Também gosto de Poirot. Estou até procurando a série para assistir e ver como ele ficou nas telas.

      Excluir
  2. Oi Helana,

    Nunca li nenhum livro policial, já estou ficando cansada de apenas romance preciso ler algo novo, fiquei com vontade de ler livros policias, com a pequena pitada de humor, já li que várias pessoas gostam dos livros da Agatha, quero ter pelo menos um, pra não me sentir uma estranha!

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myala,
      Caramba! Livros policiais são muito atrativos, são gostosos de ler, pois tem narrativa rápida, leia logo menina!

      Excluir
  3. li poucos livros da Agatha, mas os que li eu gostei bastante... só acho a escrita dela um pouco complicada :S
    do Harlan eu li alguns livros depois que ter visto milhões que comentários positivos aqui no seu blog... estou amando os livros dele e querendo comprar todos hahaahah
    Se eu morrer Antes de você é um livro que eu tenho muita curiosidade em ler!
    do Zafón eu não li nenhum dos livros, e confesso que não tenho muita curiosidade ;x
    Dexter? bom, você sabe da minha paixão por ele né? hahaahaha
    não li todos os livros do Jeff ainda, mas pretendo um dia completar a coleção!!!
    também gosto muuuito deste gênero, e agora não me recordo de nenhum livro para acrescentar aqui...
    da Agatha, um livro dela que eu li e gostei muuuuito é Os Crimes ABC *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Série que tu não quer ler Zafón? UAU, Ele é é incrível, um dos autores preferidos.
      Os livros do Jeff Lindsay não são tudo aquilo não, mas quem curtiu Dexter vale a pena ler.

      Excluir
  4. Olá, Helana!!! Tudo bem? \o/
    Como já falei nos outros posts, comecei a ler policiais esse ano e tipo... MARAVILHOSO! <3
    Eu li poucos até agora, mas quero muito ler os livros do Harlan.
    Eu li um do Patterson e gostei. Como foi o primeiro policial que eu li, achei que foi bem light e bacana. Quero ler outros <3 Me apaixonei perdidamente! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harlan Coben é ótimo, ele é um mestre, sempre falo para as pessoas darem uma chance aos seus livros. O personagem Myron Bolitar é muito legal!

      Excluir
  5. Olá, Helana!!! Tudo bem? \o/
    Como já falei nos outros posts, comecei a ler policiais esse ano e tipo... MARAVILHOSO! <3
    Eu li poucos até agora, mas quero muito ler os livros do Harlan.
    Eu li um do Patterson e gostei. Como foi o primeiro policial que eu li, achei que foi bem light e bacana. Quero ler outros <3 Me apaixonei perdidamente! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OLá Helena, tudo bem??
    Demais este seu post!! Este gênero de livros são meus preferidos, apesar de acabar lendo mais romances...Amo seu suspense, morte, investigação, surpresas, isto sempre me deixa animada pela leitura!! E adorei tuas indicações!!
    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Policiais são tudo né? To até com saudades de ler um. Pedi recentemente um livro de Harlan Coben, mas não chegou ainda.

      Excluir
  7. Helana eu também adoro um bom policial mais confesso que tenho preguiça de ler...eles são livros que suas capas nem sempre chamam a atenção e suas sinopses mais eu sei que se pegar para ler não vou querer largar mais HAHAHAHA..Agatha e Sherlock são algumas das histórias que mais curto.

    ResponderExcluir
  8. Helana, nunca li nenhum nada do gênero policial ;(
    Mas já deixei claro que pretendo começar a ler, aos pouquinhos, mas pretendo sim, sem sombra de dúvida. Quero muito começar pelo seu queridinho, o Harlan Coben. Já ouvi muitos elogios sobre ele. E só de saber que há uma pitada de humor, além da narrativa ser ágil, já fico contente e entusiasmada. Pelo menos, sempre quando penso nesse gênero tenho uma leve sensação de que quando ler o primeiro vou me viciar neste gênero literário rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larinha!
      Menina então comece por Coben, ele é fantástico, tenho certeza que vai gostar das histórias dele.

      Excluir
  9. Eu não conheço muito o gênero, mas sou viciada em Agatha Christie desde sempre. Conheci alguns autores há pouco tempo que me conquistaram: Felipe Colbert e Lisa Gardner. Nunca li Harlan Coben nem Zafón, acredita? Tenho que fazer isso logo...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir