Resenha: Refúgio, Harlan Coben

10 agosto 2013

Oiee amores tudo bem?..
Finalmente hoje tem resenha de mais um livro do Harlan Coben… Matando saudades do divo!
Bom, eu li Refúgio em inglês primeiro. Aliás tenho lido alguns livros em inglês, mas não tenho postado resenhas deles porque meu inglês não é lá muito bom e demoro um pouco para terminar o livro.
Decidi ler Refúgio em português por gostar muito do autor, Harlan Coben e achei que seria interessante escrever uma resenha do livro. Em inglês achei o livro mais ou menos por isso quis ler em português para saber se a opinião mudaria e a resposta foi: não mudou!

Como a maioria dos livros da série Myron Bolitar é impossível não soltar spoilers. Apenas volto a dizer que você pode ler qualquer livro do personagem Myron Bolitar na ordem que querer, não vai afetar a história. Os livros tem alguns spoilers de outros mas nada que interfira na leitura. Cada livro conta uma história diferente, com muitos personagens diferentes em situações diferentes, sem problemas!
IMG00724

Refúgio - Mickey Bolitar - Livro 01 - Harlan Coben

Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.
Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.
Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.
Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410723
Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Fabiano Morais
Nota: 8.0
RuimRegularBom
Refúgio não é uma história de Myron Bolitar. E sim de Mickey Bolitar, sobrinho dele. O adolescente se viu obrigado a morar com o tio depois que mataram seu pai e sua que está internada em uma clinica de reabilitação.
Mickey não gosta de Myron e para piorar sua situação as pessoas adoram compara-ló ao tio.
Quando ele começa a estudar conhece Ashley, uma novata assim como ele, que misteriosamente some. Como o rapaz já tem na veia essa coisa de salvar donzelas em perigo e da investigação, não dá em outra. Mickey quer saber saber o que aconteceu com Ashley.
Ele conta com ajuda de seus novos amigos “Colherada” e a gótica Ema. O trio acaba descobrindo que por trás do desaparecimento de Ashley existe muito mais mistérios da família de Mickey do que ele poderia imaginar.
Pois bem, é impossível não fazer comparações as histórias que cercam Myron Bolitar. Primeiro porque Mickey é como se fosse um adolescente Myron. “Colherada” se não fosse tão nerd poderia facilmente se passar por Win e Ema. Bem, Ema tem todos os quesitos para ser a jovem Esperanza.
As características dos três são muito semelhantes aos queridos personagens de Coben.
Mickey ainda está descobrindo a vida. E como tem um tio tão influente é quase impossível não seguir os passos dele, tanto no basquete, como na investigação.
Para ser sincera não curti tanto assim a versão “boy” de Myron Bolitar – sim, porque Mickey é a versão mais nova do cara, não tem como negar. Aqueles que são fãs de Coben como eu vão saber o motivo de falar isso.
IMG00725
Refúgio é um livro legal. Tem toda ação típica das histórias do autor. Muito suspense, muita enrolação, muita gente envolvida e muita briga!
O que me fez torcer um pouco o nariz para o livro foi Mickey ser tão jovem e estar envolvido em tantos perigos ao mesmo tempo. Faz sentindo Myron e Win se envolver em absurdos, mas um garoto de 15 anos pra mim fica demais.
Tirando essa parte, creio que Harlan Coben acertou em cheio – querer conquistar um público mais jovem com um personagem cheio de atitude.

Para aqueles que gostam de um new adult vão curtir as histórias de Mickey Bolitar. E até já tem o segundo volume da série “Uma Questão de Segundos.”
IMG00726



Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

14 comentários :

  1. Amo os livros do Harlan, não tem um livro dele que eu tenha lido e não tenha gostado.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a proposto do Harlan foi boa, e apesar deste primeiro livro ser bem mais fraco do que o habitual, aparentemente o segundo volume já tem uma melhora considerável. E concordo que é demais tudo isto para um menino. Mas vamos esperar para ver como o autor manobrará estas situações e melhorará seu personagem.
    obs: Ainda não li Refúgio, mas comprei e pretendo fazê-lo em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente amou o livro, amou mesmo! Acho que gosto tanto do Myron Bolitar que acabei torcendo o nariz.

      Excluir
  3. olha lana, no mundo em que estamos hoje, não é de se duvidar que um garoto de 15 anos possa fazer tudo isso eim :P
    não li este do autor ainda, mas parece ser bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá!
      Tinha umas coisas que achei muitooo sem noção :o

      Excluir
  4. Interessante os pontos apresentados, confesso que nao sabia.
    Só li os livros mais antigos do autor, mas confesso que fiquei curiosa e penso em investir nesses volumes. Acredito que eu nao tenha problema com a idade do personagem já que estou acostumada com personagens mais jovens fazendo coisas impossíveis. Mas enfim parabéns pelo post e pela leitura!!!!
    Adoro as fotos no post, dá um jeitinho só seu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      Harlan é meu divo!
      Os livros dele são muito bons! Quero só ver como será os demais livros da série do Mickey.

      Excluir
  5. Ainda não tinha lido nenhum livro do Harlan pois não gostar dos temas abordados mas gostei desse livro por ser um new adult fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler os livros dele,é sério são muito bons!
      Aproveita que ele tá investindo em new adult.

      Excluir
  6. Gostei desse livro mais pela volta de alguma coisa do autor e pelo tio do garoto do que por qualquer outra coisa. A outra série dele é muito boa, mas essa ficou mais...leve. Gostei do final dele, dá aquela coisa de fazer você esperar por mais. Achei foi até legal de ele fazer um livro com um personagem BEEEEEEEEM mais novo. Não me fez torcer nariz, me fez foi querer estar no lugar dele xD
    Não, não, mentira. Mas é bacana, bem diferente dos outros livros do autor que li.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lana, nossa menina como quero ler este livro, pois me interessei muito para ler Uma questão de segundos, entretanto se trata de uma série, resultado, vou ter de passar por ele.
    Fiquei aqui pensativa, pq num curto muito situações forçadas, dessas em que a idade não corresponde com a situação vivida pelo personagem, que foi o caso que vc citou, mas em se tratando do Harlan, vou dar um voto de confiança. Só espero não me decepcionar.
    Bjokas amiga

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal, adorei a resenha! Nunca li esse do Harlan, espero ler em breve porque adoro a forma com que ele escreve, HAHA.
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Helana,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e o autor é um dos meus favoritos....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir