Panorama: Sandy - Manuscrito ao vivo.

28 novembro 2011



Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)


Essa semana, no dia 24 de Novembro aconteceu o lançamento do novo DVD da cantora Sandy, Manuscrito Ao Vivo. O show foi gravado em agosto e esse mês chegou as lojas. Manuscrito é o nome do trabalho que Sandy vem apresentando dês de 2010. Depois de terminar a dupla com seu irmão em 2007, Sandy voltou com um trabalho bem diferente do que era apresentado na época da dupla. Manuscrito, lançado no início de 2010 é um disco totalmente altoral e mostra um lado mais sentimental da cantora. Músicas com um arranjo mais calmo e as belas letras encheram os ouvidos dos fãs. Esse trabalho começou a ser apresentado para o público ao vivo no fim de 2010 e para marcar esse maravilhoso momento de Sandy, nada mais adequado do que a gravação desse show em DVD.

Manuscrito Ao Vivo foi apresentado no Teatro Bradesco em São Paulo, tendo vinte e uma canções no repertório da gravação que teve uma média de três horas. Sandy inicia o show com Pés Cansados, seu primeiro singlê, seguido de Dedilhada e Ela/Ele que contando de uma forma romantica e poética a história de um casal se torna uma das melhores músicas escritas pela cantora. Perdida e Salva é considerada a música mais romântica do repertório de Manuscrito e uma das mais esperadas dos fãs. Uma versão de Beija Eu, sucesso da Marisa Monte acompanha o show interpretada dignissimamente pela Sandy. Outra releitura segue logo após. Put Your Records On que foi um ouvida por todos na voz da Corinne Bailey Era foi apresentada por Sandy, na qual a mesma se saiu tão bem quanto a versão original.

A partir desse momento, participações especiais começam a encrementar o show. Tão Comum é toma um rumo totalmente surpreendente quando Seu Jorge entra no palco e faz o dueto com a cantora. O mais surpreendente é ver como Seu Jorge se sai tão bem nesse papel. Em seguida Sandy interpreta Hoje Eu Quero Sair Só sendo um dos pontos altos da noite. E assim, o dono da música citada antes entra para a canção Sem Jeito que teve um novo aspecto com a voz de Lenine. O Que Faltou Ser é acompanhada com a participação da Sandy tocando piano. Já assistimos ela fazendo isso no Acustíco Sandy & Junior em 2007. Sandy mostra que embora não seja uma grande pianista, consegue se sair bem tocando sua própria música. Ao sair do piano, Sandy interpreta Duras Pedras, considerada uma das canções mais densas do seu novo trabalho. A letra forte e o impacto do arranjo na canção comprovam isso. Logo em seguida, mais uma participação especial acontece, trazendo assim o melhor e mais emocionante momento da noite. Nerina Pallot, uma cantora britânica que aceitou participar da gravação em estúdio da música Dias Iguais cantando, tocando e escrevendo um trecho da música nós deu o prazer de ver sua interpretação ao vivo. Dias Iguais é acompanhada por uma expressão totalmente emocionada no rosto de Sandy e o prazer de estar fazendo isso. Idaho, música da própria Nerina Pallot também entra na gravação do show, sendo a música que despertou o interesse na Sandy à ir atrás do trabalho de Pallot. O melhor doeto do show é finalizado de forma extraordinária, deixando mais do que claro a paixão das duas cantoras pela música.

Wonderwall do Oasis também ganha uma versão da Sandy. Ela muda o arranjo, fugindo dos clichês para uma versão totalmente do jeito dela. A poesia de Por Enquanto, do Renato Russo cai nas graças da cantora que coloca a letra em um arranjo mais pop, que faz todos se empolgarem e cantarem junto cada palavra. Agora, Sandy querendo massacrar o coração de seus antigos fãs, interpreta novamente duas músicas de grande sucesso da dupla Sandy & Junior. Quando Você Passa recebe um novo arranjo, iniciado apenas em voz e violão e com um continuo dedilhado que vai até o fim da canção. Estranho Jeito de Amar chega bem em seguida, com uma introdução instrumental muito bem feita. A voz de Sandy está incrível. Ela vai muito bem nos agudos e com uma grande estenção vocal de causar inveja, fecha Estranho Jeito de Amar com uma forma que faz seus ouvintes perderem o fôlego.

Sandy sempre comentou que uma das suas cantoras favoritas é a KT Tunstall e como homenagem a cantora que já apareceu aqui no blog também, Black Horse and The Cherry Tree é interpretada por Sandy com uma grande ajuda do público que entra de cabeça nas reenterpretações feitas pela cantora. Casa do Lulu Santos fecha as releituras feitas por Sandy. Quem Eu Sou, segundo singlê de Sandy aparece no fim do show, de forma agitada e acompanhada pelos fãs. Antes de finalizar a noite, Sandy interpreta Esconderijo que é a música mais curta e simples do Manuscrito, mostrando ser a música mais íntima e frágil do álbum. Fechando a noite, Sandy volta para o piano e termina o show com a música Tempo. O encerramento é muito bem feito, chamando os músicos, produtores, diretores e cantores das participações especiais de volta ao palco para os agradecimentos.

Esse DVD deixa claro que o objetivo de Sandy com seu novo trabalho não é alcançar milhões de vendas e ser A Estrela do Pop. Seu objetivo hoje é fazer o que gosta e fazer o que ama. O DVD é totalmente agradável, emocionante e belo. O trabalho é recomendado para os apreciadores do trabalho da cantora ou pessoas sem preconceitos músicais, que aceitem ouvir o trabalho com a mente aberta e não apenas visando todos os clichês que a mídia mostra. Para seus fãs, é um prato cheio.

“Minha intenção neste projeto é que o centro do show seja a música. O mais legal de tudo é que a equipe toda é só formada de amigos, o que torna o trabalho mais leve, muito mais gostoso. É um sonho realizado!” (Sandy Leah)

Pés Cansados
[youtube=www.youtube.com/watch?v=2wMzHcSr748&feature=channel_video_title]

Ela/Ele
[youtube=www.youtube.com/watch?v=PAJi310zYLM&feature=channel_video_title]

Dias Iguais
[youtube=www.youtube.com/watch?v=Rln_sbQGgQg&feature=channel_video_title]

Hoje Eu Quero Sair Só
[youtube=www.youtube.com/watch?v=B8Fp35ZVg20&feature=channel_video_title]

Nenhum comentário :

Postar um comentário